Sobre Nós

Olá,

Chamo-me Jerónimo Joana, tenho 63 anos e sou conhecido por “Jocanana”, nome do barco que capitaneio. Pratico pesca desde os 8 anos, quando apanhava enguias tendo que as lançar outra vez à água para não levar tareia da minha querida Mãezinha, mas mesmo  assim via-me as unhas com lama do Terreiro do Paço onde apanhava as minhocas para a pesca e lá vinha tareia na mesma.
Fui crescendo e desde a Fortaleza em Sagres até Peniche, penso que não há pesqueiro que não tenha corrido. Passei por barragens e rios, onde pratiquei e aprendi muito com as Carpas, Barbos, Tencas, Pimpões, Achigãns, etc.
Comecei a pescar de barco aos 27 anos, em Setúbal, Sesimbra, Peniche e por fim cheguei à Ericeira onde comprei o meu primeiro barco.
Fui um dos primeiros pescadores a alugar um barco na Ericeira e um dos primeiros a pescar com navalhas e amêijoa branca, por fim dediquei-me à pesca do pargo apenas com sardinha.
Finalmente cheguei ao Algarve, Carrapateira e dediquei-me ao Pargo Capatão  ou Mitra, tudo o que tinha menos de 10Kg era pequeno. Até esse momento esta era a melhor e mais maravilhosa pesca que tinha feito.
A convite de uns Amigos Algarvios, experimentei outro tipo de pesca, o Big-Game e ainda cá estou, não é possível comparar qualquer outro peixe ao Marlin Azul.
Eu chamo-lhes os fórmula um. Fui pescando Marlins Brancos , dourados atuns pequenos até que comecei  a apanhar os azuis e assim se formou a equipa Jocanana. tenho a sorte de ter um viciado na pesca na minha equipa que ainda por cima é reportér fotográfico.
Qualquer pescaria que faça está totalmente documentada em filme e fotografia. É lógico que já tenho umas boas dezenas de horas em todo o tipo de pesca e foi daí que comecei a fazer  DVD`s   para oferecer. Neste momento em que está a ler este artigo, estou a produzir o meu primeiro DVD para comercializar, penso que vai ser um êxito pois as imagens que temos são dignas de partilhar com quem gosta desta modalidade.
De momento apresento-vos algumas passagens dos nossos filmes todas as semanas, espero que aprecie e agradeço que divulgue a todos os seus Amigos.

A equipa jocanana é constituída por mais 4 elementos, que passo a apresentar:

-  Manuel Viana, 51 anos natural de Lisboa, empresário, praticante de caça submarina e apaixonado por corridas de alta velocidade, aluno do Colégio Militar, enfim tudo o que faz é com método e sempre o mais perfeito possível. Grande parte dos êxitos da nossa equipa, devem-se a ele.
Vencedor do Torneio de Tavira em 1997 com vários Brancos e um Atum Patudo com 134 Kg.
Participou em vários torneios de Pesca Grossa Em Portugal e Espanha, nomeadamente em Barbate e Puerto Banus.
Participou no Campeonato do mundo em 2006 na África do Sul.
Desde 2007 membro da equipa Jocanana com vitórias em Lagos, Olhão, Portimão e vários segundos lugares. Detentor do recorde EFSA com um Atum Rabilho de 128 Kg. Capturado em Sesimbra em 2008.
Com o seu novo barco “Henriques” de 8 m de nome “EVADER", estreado em 2009 com a equipa “JOCANANA”  numa semana capturamos 4 Marlins Azuis , dois dos quais nos deu o 1º lugar no Torneio de Portimão.

- Hugo Silva, pescador de Sesimbra que na primeira vez que se senta na cadeira de combate, captura um dos maiores Marlins Azuis pescados em águas de Portugal Continental, mais tarde serão publicados neste “sítio” alguns pequenos filmes de apresentação e posteriormente o lançamento do DVD com duração de cerca de 60 minutos que será o preludio de 6.30 h de combate, no qual eu chamei de Sangue (quase), suor e lágrimas, só não tivemos mesmo sangue, porque tivemos alguém lá em cima a zelar por nós.
Falemos mais um pouco do Hugo. Desde menino e moço começou a fazer caça submarina, fez a tropa nos Fuzileiros Navais, depois de sair casou-se e começou a fazer pesca de barco, não sei se eu com a idade dele tinha tanto vício pelo mar, é um Amigão, tenho pena de não ter menos 20 anos, pois fazíamos uma parelha de pesca de meter respeito.
Tem barco na Marina de Sesimbra que se chama “Maritan”. Tem um filhote com 5 anos que já apanha Lírios, chocos e já diz ao Pai, se hoje não vamos à pesca.
Quando disse que o Hugo se sentou pela primeira vez na cadeira de combate no dia 17-09-2008 e capturou aquele belo peixe, é porque o Hugo Silva tem outra paixão que é a fotografia e vídeo, ele é o homem que faz as reportagens de todas as saídas para a pesca.  È proprietário da firma de fotografia “Brejarte” em Brejos de Azeitão.
Tem a ambição de reavivar a Pesca Grossa em Sesimbra, pois nos anos 50/60 foi a Meca não só de Portugal como de toda a Europa, onde vinham grandes figuras desta modalidade, combater os Espadartes e os Atuns de Sesimbra.

-  Luís Guerreiro, pescador Algarvio de Corvinas, Pargos, etc. Pertencia à equipa de Pesca Grossa de Albufeira, até que nos conhecemos à cerca de 6 anos numa viagem para os Açores, onde íamos participar num concurso do meu grande Amigo Palhinhas, depois disso passou a pertencer à equipa Jocanana. Já praticou Kick Boxing e quando põe as mãos no bico de um Marlin é como colocar lá um torno, não larga mais. Tem um cabeleireiro misto em Albufeira, com a sua esposa e ele é o homem que faz os penteados às misses do Algarve. É um bom profissional, honesto e um grande Amigo.

- Luís Matias, 36 anos, praticante de caça submarina e tem um sonho, caçar no Azul, em pleno Oceano, Atuns ou Marlins. Tem um semi-rígido completamente equipado para vários tipos de pesca. Pescador de Corvinas, Sargos, Polvos, etc. no nosso grande Rio Tejo.
Já se sentou várias vezes na cadeira de combate com capturas consumadas, podia ter ficado para a história da Pesca Grossa como o primeiro a capturar um Marlin Azul em Sesimbra, infelizmente o combate terminou ao fim de 25 minutos, depois de o animal se ter solto, temos aqui mais um bom pescador.

- António Valadas, 65 anos, mais conhecido por Tóni, era o homem do leme, infelizmente  este ano já não se sente com coragem para os ir combater. A única vez que o vi chorar, foi quando o Marlin Azul de 419 Kg. chegou à plataforma do nosso barco, reportagem que será editada mais tarde e que poderão ver. Ao meu cunhado Tóni os agradecimentos de toda a equipa Jocanana.

Depois de apresentar toda a equipa, espero que apreciem as nossas jornadas de pesca, em busca de um dos mais belos peixes, o Marlin Azul.
 
Jerónimo  Joana
Cap. Jocanana


Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter Twitter Partilhar no LinkedIn